Nosso Armário

« | »

Nas últimas semanas a polêmica foi o procedimento realizado nos lábios da cantora Anitta! Sim, realmente o resultado não foi o que ela esperava, tanto que segundo as mídias ela procurou auxílio médico para tentar reverter a situação!

Anitta antes e depois do preenchimento nos lábios

Anitta antes e depois do preenchimento

Diante dessa notícia é de todo alvoroço causado, nós não podíamos deixar de falar sobre o assunto né?!

Só para deixar claro, sou totalmente a favor de preenchimento labial e quando realizado por quem entende do assunto e com o material correto é simplesmente fantástico! Rejuvenesce e embeleza absolutamente sem nenhum estigma!

Mas a regra básica desse tratamento é: “Menos é mais!”

Então vamos esclarecer alguns pontos:

  1. O que a Anitta fez foi preenchimento e não botox!

O botox, nome comercial da toxina botulinica, é uma substância que paralisa a musculatura facial, dessa maneira tratando as indesejáveis rugas de expressão! Ele em mãos habilidosas trata de maneira brilhante a região dos olhos, da testa e do nariz, podendo redesenhar e harmonizar todo o conjunto! Já na região ao redor dos lábios tenho muitas reservas ao seu uso, e nos casos em que indico é necessária grande expertise para não ocorrer alteração do sorriso, ou assimetria da boca! O mais importante é: O botox não confere volume ao local em que é aplicado!

  1. Existem várias substâncias no mercado para preenchimento facial! Mas a única segura e indicada pela sociedade brasileira de cirurgia plástica e o ácido hialurônico!

Porque?

O ácido hialurônico é uma substância bjo- idêntica, ou seja, semelhante ao ácido hialurônico do seu organismo, não causando problemas como alergias, rejeições, ou reações ao produto! Não causa aderência a vasos ou nervos, sendo extremamente seguro o seu uso!

O Metacril, seu principal concorrente, é uma substância sintética! O resultado imediato do procedimento com os dois produtos e muito semelhante, porém a longo prazo seu organismo iniciará um processo de rejeição ao produto, que não terá fim até que ele seja retirado! O grande problema é exatamente esse: Não temos como retirá-lo! Ele adere à vasos e nervos, e sua retirada é realmente mutiladora, causando paralisias e necroses!

  1. Não é só porque é ácido hialurônico que você pode sair injetando… Existem várias marcas e características específicas para o preenchimento de cada área do nosso organismo! E em cada paciente especificamente!

Seu médico terá que levar em questão as propriedades físico-químicas, o tamanha da partícula a ser utilizada, a viscosidade, o número de fases, o  número de Crosslinks, a elasticidade, a plasticidade, o tan- delta, o G prime….

Enfim não é só porque é ácido hialurônico que é bom!

  1. No preenchimento labial existem várias áreas específicas a serem consideradas: o filtro labial, o arco do cupido, a lateral do lábio, o vermelhão labial, a exposição dos incisivos! Por fim é necessário considerar toda a harmonia facial e as relações com outras estruturas como nariz e olhos! Nesse  momento a arte e o conceito estético do médico que você escolheu será fundamental no que ele vai expressar no seu rosto! Lembre-se que o conceito de beleza é subjetivo! Cada médico tem o  seu!
  2. Os tratamentos com ácido hialurônico duram de 8-12 meses dependendo da área de aplicação! Mas em geral o paciente não volta a estaca zero ao fim desse período! Esse produto possui a capacidade de estimular a sua própria produção de colágeno e elastina no local, melhorando de dentro pra fora a qualidade da sua pele!

E Para finalizar, em situações como a da cantora Anitta, existe uma maneira de reverter os  procedimentos feitos com ácido hialurônico, que é a injeção de uma enzima que quebra as partículas do produto e acelera a reabsorção, chamada hialuronidase!

Resumindo tudo isso: “Não é qualquer feijão que serve para fazer feijoada, e nem o melhor dos feijões, na mão de um cozinheiro ruim, resolverá o problema!”

Dra Brunna Salvarezza

#casalplastica ( essa é a hashtag usada pelo casal de cirurgiões Dr Eduardo Porto Leite e Dra Brunna Salvarezza no instagram, nossos colaboradores aqui no blog)

Comentários