Nosso Armário

« | »

Hoje, 7 de Abril, é o Dia do Jornalista   a versão oficial para a escolha desta data vem do tempo do Império,  seria uma homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista que morreu assassinado por inimigos políticos em  1830. Sua morte gerou um movimento popular que levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Por isso a data teria sido escolhida para marcar a fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), por Gustavo de Lacerda, em 1908.

Eu aproveito esta data para parabenizar todos os colegas de profissão, e para fazer um alerta: em tempos de comunicação digital e crise na tradicional mídia impressa, é hora de pensarmos juntos num novo formato que atenda as necessidades do mercado – informação de qualidade, em tempo real, disponível em multiplataformas (muito se fala, mas pouco foi feito).  Jornalistas das novas gerações e nossos grandes mestres precisam trocar experiências para que possamos ultrapassar esse momento de transição da melhor maneira possível.

Bloggers  e social medias nunca vão ocupar o lugar dos jornalistas,  pois esses comunicadores seguem um formato próprio, normalmente falando ou escrevendo em primeira pessoa,  com opiniões e sem preocupação com formatos jornalísticos; mas ambos podem e devem aprender uns com os outros. Vivemos um momento importante para todos que trabalham com comunicação e está na hora do mercado falar seriamente sobre o assunto.

 jornalismo digital

Parabéns a todos os jornalistas, que possamos comemorar juntos muitos anos de trabalho e transmissão de informação de qualidade!!

Comentários